ASSISTÊNCIA À ACUSAÇÃO Justiça de Três Passos marca data de julgamento de acusados por morte de político de Bom Progresso

25 de Julho de 2025

Foi marcada a data do Júri Popular dos quatro acusados da morte do ex-secretário de saúde de Bom Progresso, Jarbas David Heinle, assassinado a tiros em 10 de setembro de 2022. O julgamento vai se iniciar no dia 11 de novembro, às 9h30min, em Três Passos. Há possibilidade de que os trabalhos se estendam até 13 de novembro, se necessário.

Jarbas era filho do prefeito de Bom Progresso, Armindo David Heinle, e, conforme a denúncia do Ministério Público (MP), foi surpreendido em sua residência, em Linha Biriva, no interior do município, por um homem armado – Matheus Gabriel Muller Merel. O atirador, também segundo o MP, estava escondido em um galpão à espera da vítima, enquanto um comparsa, Sérgio Ribeiro dos Santos, o aguardava nas proximidades para auxiliá-lo na fuga após o crime. Os dois irão a júri, juntamente com o então vice-prefeito da cidade, Maicon Leandro Vieira Leite (PDT), e com Cloves de Oliveira, conhecido como Faísca, ambos apontados como mandantes.

Segundo os advogados que representam a família da vítima, Bruno Seligman de Menezes e Mário Cipriani, do escritório Cipriani, Seligman de Menezes e Puerari, que também atuam em outros processos de repercussão (Boate Kiss, Operação Rodin, etc.), é fundamental que vão a julgamento os responsáveis por um crime foi motivado por motivos políticos, vis e repugnantes,

_ A assistência à acusação recebe com alívio a designação da data da sessão de julgamento pelo Tribunal do Júri. O processo vem sendo conduzido com celeridade e cautela pelo Juízo. Resta-nos a certeza de que o consciente Conselho de Sentença fará a Justiça em um crime que atentou não apenas contra uma vida, mas contra a própria democracia, ao fazer valer a força da bala sobre a força do voto _ comenta Seligman de Menezes.

ENTENDA O CASO

O Ministério Público aponta que os réus Sérgio Ribeiro dos Santos, Cloves de Oliveira e Maicon Leandro Vieira Leite concorreram para que o réu Matheus Gabriel Muller Merel matasse Jarbas David Heinle mediante disparos de arma de fogo.

Segundo a denúncia, a vítima Jarbas, filho do então Prefeito Municipal de Bom Progresso, era à época do crime Secretário de Saúde do Município, enquanto Maicon era o Vice-Prefeito. Já Cloves era, além de inimigo pessoal de Jarbas, opositor da administração, inclusive havia sido derrotado nas eleições municipais de 2020. Conforme a denúncia, sentindo-se preterido por seu grupo político, e almejando concorrer nas próximas eleições, Maicon deliberou em matar Jarbas. Para tanto, aliou-se a Cloves, tendo contratado os denunciados Sergio e Matheus.
Narra a denúncia que, no dia dos fatos, Sergio conduziu Matheus, em uma motocicleta, à residência de Jarbas, tendo Matheus ficado escondido em um galpão. Assim que Jarbas chegou ao local, Matheus efetuou os disparos em Jarbas, foragindo na sequência com Sergio.

Maicon e Cloves, como mandantes, ajustaram e instigaram os demais à prática do homicídio. Já Sergio emprestou ao executor apoio moral e material, uma vez que, além de hospedá-lo em sua residência antes e depois do crime, conduziu-o à casa da vítima e forneceu-lhe a arma de fogo utilizada.

Os pronunciados Sergio e Matheus praticaram o crime mediante paga e promessa de recompensa, pois receberam dinheiro de Maicon e Cloves para que providenciassem a morte de Jarbas, tendo Sergio ainda recebido a promessa de emprego na Prefeitura de Bom Progresso em caso de eventual eleição.

O entendimento é de que Maicon e Cloves praticaram o crime por motivo torpe, uma vez que pretendiam, com a morte da vítima, ter o caminho facilitado para concorrerem às próximas eleições municipais de Bom Progresso.

Os pronunciados praticaram o crime mediante recurso que dificultou a defesa do ofendido, tendo o surpreendido quando este chegava em sua casa distraído e desarmado, estando o atirador até então oculto.
Dois réus (Sergio e Matheus) continuam presos.


CONTATO


Santa Maria | RS
Av. Nossa Senhora das Dores, 424 , sala 102
Bairro Centro - CEP 97050-530
Telefone: +55 55 3025-7904
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Porto Alegre | RS
Av. Carlos Gomes, 222 - 8º andar
Auxiliadora - CEP 90480-000
Telefone: +55 51 3378-1123
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

© - csmp.com.br | All Rights Reserved